Conheça a história do Futebol Society, como ele surgiu e se espalhou pelo Brasil

O futebol é um dos esportes mais amados no mundo, principalmente no Brasil, onde ele se consagrou e assim nos tornamos o “país do futebol”. Entre os brasileiros o esporte se tornou tão popular que algumas modalidades derivadas do esporte foram sendo criadas, como é o caso do Futevôlei, Futebol de Areia e o Futebol Society. 

Como Surgiu o Futebol Society 

Em 1985 os primeiros campos de Futebol Society começaram a surgir, a maior parte deles foram construídos nas mansões no Morumbi e nos primeiros condomínios da cidade de São Paulo. Na época, devido à dificuldade em registros de nomes estrangeiros de uma entidade esportiva, a modalidade ficou conhecida como Futebol 7. Nesse mesmo período, no Sul do país, foi fundada a Federação Futebol 7, cujo os responsáveis pela entidade solicitaram para a Receita Federal o uso do nome fantasia Futebol Society, e assim a modalidade passou a ser chamada oficialmente. 

Atualmente existem duas entidades que são responsáveis por promover campeonatos e eventos no país, a Confederação Brasileira de Futebol 7 Society e a Confederação de Futebol 7 do Brasil. 

Conheça as Regras do Futebol Society 

Essa modalidade tem suas regras próprias, criadas pelo paulista Milton Mattani, que infelizmente faleceu em abril deste ano, em decorrência de complicações por Covid-19. Pode-se dizer que ele se tornou uma grande referência do esporte em todo país, sobretudo em São Paulo, onde foi um dos presidentes da Federação Paulista. 

As principais regras do Futebol Society são: 

  • Duração da partida é de 50 minutos, divididos em dois tempos de 25; 
  • O time de Futebol Society deve ter apenas 7 jogadores, já contando o goleiro; 

Além disso, as principais diferenças da modalidade Society está em sua formatação, enquanto o futebol tradicional conta com 3 árbitros em campo, o Society é disputado com apenas dois. Mas a grande diferença está no tamanho do campo, enquanto a medida de campo tradicional é de 90 a 120 metros de comprimento e 45 a 90 metros de largura, o campo Society deve conter de 45 a 55 metros comprimento e a largura de 25 a 35 metros no máximo. E para completar as regras do esporte, o gramado do campo Society deve ser composto apenas por grama sintética. 

O fato de o campo ser menor é um dos principais fatores que chamam a atenção dos praticantes, além do fato de ter maior facilidade em construí-lo em diversos locais, como chácaras, condomínios, clubes e escolas, isso facilitou a sua popularização e a criação de campeonatos regionais, estaduais e brasileiro dessa modalidade. O Brasil conta hoje com 12 milhões de praticantes de futebol society, cuja modalidade se espalhou também pela América Latina. 

E aí gostou de conhecer um pouco mais sobre o Futebol Society? Então convide os amigos e venha praticar esse esporte no Clube Mogiano. Clique aqui e faça o seu agendamento!