Tênis de quadra: o esporte que conquistou o coração dos brasileiros. Veja mais!

O Tênis de Quadra é um esporte que, com os passar dos anos foi se tornando cada vez mais querido, e conquistando adeptos pelo Brasil a fora. Mas até pouco tempo, essa modalidade era considerada por muitos, um esporte de elite, sendo retratado dessa maneira até mesmo na mídia, nos filmes e novelas. 

Essa condição se deu pela sua pouco popularidade, pois se tratava de um esporte qual era praticamente uma raridade encontrar uma quadra para praticá-lo. Além disso, os noticiários esportivos quase não davam manchetes e tempo de tela, para que se pudesse ter ao menos uma curiosidade de como este jogo funciona. 

Após um grande período fora das Olímpiadas, a volta do tênis ao programa Olímpico aconteceu em 1988. O esporte deixou o programa 64 anos antes, nas Olímpiadas de Paris. Não se sabe ao certo o porquê, mas acredita-se que isso ocorreu devido a diversos acontecimentos históricos, como a crise econômica de 1929, segunda guerra mundial, entre outros fatos. 

Mas foi graças a esse retorno que o esporte voltou a alavancar, principalmente por aqui, no Brasil, que apesar de haver na época grandes nomes do Tênis, ainda não havia grande consideração do público. 

E por falar em grandes nomes, vamos citar alguns deles como: Maria Esther Bueno, a maior tenista brasileira de todos os tempos, que chegou ao posto de primeira do mundo em 1959, e ainda conquistou por mais três anos além desse. Também tivemos o gaúcho Thomaz Koch, muito habilidoso e que representou o Brasil no ranking dos melhores tenistas em 1999. Depois dele veio o Gustavo Kuerten, o Guga, talvez o mais conhecido, principalmente pelas novas gerações. Guga é bicampeão em Roland Garros, entre outros títulos de expressão, o catarinense se tornou o melhor do mundo em 2000. 

E foi a partir de Guga que o esporte foi se tornando cada vez mais notado, ganhando espaço nos noticiários e torneios televisionados e transmitidos em TV aberta. Além dessa abertura, o esporte passou a ser mais procurado, também pela sua capacidade de desenvolver habilidades de concentração, agilidade, pensamento estratégico e tático. Por ser uma modalidade que pode ser praticada desde a infância, muitos pais que já o praticam se tornam influência para os filhos, o que torna a paixão pelo esporte cada vez mais natural. 

Fechar Menu